Premio de Pesquisa em IAAs Nise da Silveira



1º. Prêmio de Pesquisa em Intervençoes Assistidas com Animais e Interaçao Homem-Animal Nise da Silveira

"Foi quando certo dia um rapaz freqüentador da Terapia Ocupacional, em vez de entrar numa das salas de trabalho masculino preferiu entrar na sala de atividades feminina atraído pelas qualidades latentes que pressentia existirem num pedaço de veludo estendido sobre a mesa da sala. Dirigiu-se à monitora Maria Abdo e perguntou:" Posso com este pano fazer um gato? "A resposta foi sim. Então Luís Carlos começou a manipular o pedaço de veludo, dando-lhe a forma de um gato. A monitora ficou surpreendida, mas não interveio, salvo na colocação dos olhos do gato, a pedido de Luis Carlos. Completado assim o gato, Luis Carlos tomou um lápis e
escreveu:


Gato simplesmente angorá

Do mato,

Azul olhos nariz cinza
Gato marrom
Orelha castanho macho
Agora rapidez
Emoção de Lidar

Enquanto manipulava seu gato de veludo, com surpreendente habilidade,
Luis Carlos parecia feliz e disse: Como é macio! Sinto grande
emoção de lidar com ele em minhas mãos".
Essa expressão Emoção de Lidar foi ponto de partida para substituirmos o pesado título Terapêutica Ocupacional." (SILVEIRA,1998)

No Brasil, a médica psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999) sofreu as marcas da ditadura e da medicina tradicional. Ela não pretendia realizar um trabalho de proteção animal, todavia suas ações possibilitaram que novas atitudes do homem para com os animais fosse iniciada. Nise quando trabalha no setor de Terapêutica Ocupacional do Hospital Pedro II manteve contato direto com os pacientes internados. Duas ocasiões marcam o inicio desse vínculo o cuidado e vínculo de pacientes com cães e gatos. Soma-se a isso o carinho e o respeito com que Nise tratava os animais, denominou-os de co-terapeutas. Ela nutria carinho especial principalmente os gatos o que levou a mudar o nome da sua ação de Terapia Ocupacional para Emoção de Lidar. Esse vínculo levou Nise a iniciar no hospital a observação das interações dos pacientes com animais e, mesmo com resistência e intrasigencia da equipe medica da época bons resultados foram conseguidos, sem o uso de uma voltagem elétrica sequer. Eis a pioneira das Intervenções Assistidas com Animais - IAA's.

O prêmio vai reconhecer e contemplar a melhor revisão bibliográfica, relato de caso, ação de voluntariado ou projeto de pesquisa e/ou extensão universitaria sobre Intervenções Assistidas com Animais e Interação Homem-Animal. Podem participar alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam com IAA's. Desejamos principalmente incentivar a participação de Psicólogos e estudantes de Psicologia, bem como de outras áreas do conhecimento.

Inscrições, avaliacao e premiação

As inscriçoes serão feitas até 10 de setembro de 2017. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica, por meio do sistema blind review, que garante o anonimato dos candidatos em todas as etapas de avaliação. Serão premiados os três melhores trabalhos. Os trabalhos premiados terão a oportunidade de publicar o resumo expandido nos anais do evento.

As inscrições serão feitas pelo e-mail: gepsiaa.ufma@gmail.com até ás 18 horas (horário local) do dia 10 de setembro de 2017.

COMITE CIENTIFICO

Dra. Fernada Martins Hatano - Medica Veterinária /Profa. UFRA

Dra. Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário - Profa. Do Instituto Ciberespacial da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Dr.Jean Marlos Pinheiro Borba/ Psicólogo/Prof. PPGPSI-DEPSI-UFMA

Dra. Maria da Piedade Resende da Costa Psicóloga CRP - 06 / 43276-2/Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR

Dra. Maria Isabel Dias Marques, Enfermeira/Profa. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Portugal

Dra. Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa - Psicóloga DEPSI- Profa. PPGPSI

Dra. Alessandra Lima Rocha - Medica Vet. - CRMV/MA 1394- Profa. UEMA


Ms. Arnaldo Menezes Filho/ Filósofo-Prof. IFMA/Pinheiro - MA

Ms. Dayanne Batista Sampaio - Psicóloga/Profa. UFPI/Campus Parnaíba

Ms. Érika Zanoni/Médica Vet. Ms. Profa.- CESGAGE-PR

Ms. Irecer Figueiredo Santos - Geógrafa Me. Saúde e Ambiente Profa.- DEGEO - UFMA

Ms. Nordmann Wall Barbosa - Medico Vet./Prof. UEMA


Ms. Vanessa Christina Breia - Psicóloga Profa. FFP/UERJ