V ENCONTRO 

A Psicologia & as Intervenções Assistidas por Animais - IAA´s 

São Luís (MA), 2 a 5 de outubro de 2019

Centro de Ciências Humanas - CCH -UFMA

Realização:

Tema do evento:

"Do abandono à construção do vínculo entre animais abandonados e Pessoas em Situação de Rua: possibilidades interventivas das Interação Homem-Animal"


Créditos da foto: Fotógrafo Edu Leopoldo SP

 O Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Saúde e Intervenções Assistidas por Animais - GEPPSIAA´s tem realizado há 4 anos o evento que busca promover o encontro da Psicologia com os estudos e práticas sobre a Interação Homem-Animal e sobre as Intervenções Assistidas por Animais - IAA´s.
Em 2018 os membros do GEPPSIAA´s iniciaram o levantamento da situação da População em Situação de Rua que possuem animais de estimação. Este levantamento junto ao Centro Pop permitiu tanto conhecer o trabalho desenvolvido por este órgãos com as pessoas como também identificar o tipo de vínculo que elas mantém com animais. A partir disso iniciamos o desenho de nosso porjeto de Inserção Social que envolve discentes do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMA - Mestrado em Psicologia, discentes de inciação científica em nível de PIBIC vínculado ao projeto Terapia Assistida por Animais - TAA e a formação em Psicologia sob a coordenação do prof. Dr. Psicólogo Jean Marlos (CRP 22/00994) e com a participação do Psicólogo Daniel Azevedo. 

A realização do evento permitirá incluir de maneira mais incisiva a Psicologia e outros profissionais em ações de proteção e bem-estar humano e animal para estes seres vítimas de abandono.

Em alguns anos contamos com financiamento, entretanto à medida em que o governo e as agências de fomento reduzem as possibilidades de financiamento, só nos resta acreditar e confiar na participação das pessoas interessadas. É com o recuso antecipado das inscrições que temos conseguido realizar o evento.
Além da taxa de inscrição pedimos a colaboração do participante para doar no mínimo 1 kg de ração (pacote fechado) para cães e gatos ou mantimentos não perecíveis para as pessoas em situação de rua, mochilas em bom estado de conservação, ededrons, colchonetes. 


Por isso pedimos que os interessados antecipadamente realizem suas inscrições. Depositem o valor, pois é ele tem garantido a continuidade do evento.

Promover evento que ligue temas contemporâneos da realidade social e acadêmica às possibilidades de intervenção psicoterapêutica e psicossociais sempre será um desafio, mas uma necessidade e de nós servidores da humanidade um compromisso ético-político. Principalmente à Psicologia que pretende ampliar as possibilidades existenciais daqueles que a buscam como conhecimento.
Sejam bem vindos!! Sejam Bem vindas!


O tema deste ano "Do abandono à construção do vínculo entre animais abandonados e Pessoas em Situação de Rua: possibilidades interventivas da Interação Homem-Animal" colocará em cena as possibilidades oriundas da Interação Homem-Animal como real destaque ao vínculo entre animais abandonados e pessoas em situação de rua, evidenciando seus dilemas, direitos e as possibilidades de intervenção psicossocial para esta parcela da população que tem risco social elevado.


A População em Situação de Rua é... 

"Grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados" 

Fonte: https://www.mdh.gov.br/navegue-por-temas/populacao-em-situacao-de-rua



Ocorrerão mesas, conferências e minicursos com profissionais e pesquisadores (docentes e discentes) de diferentes áreas do conhecimento.

Bem Vindos!


Pedimos a colaboração de divulgar em suas listas de e-mails, grupos e sites.



Chamadas de trabalho:  20/03/2019 a 20/06/2019

Tipos de trabalhos:

A - Comunicação oral (serão apresentados das 13 as 14 hs)
B - Grupos de Trabalho - proposto obrigatoriamente por professor com doutorado e vinculado a grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa - DGP do CNPq.

C - Mesas redondas - proposto obrigatoriamente por professor com doutorado e/ou mestrado vinculado ou não a grupo de pesquisa.
D - Palestras e Conferências convidados nacionais.
I. Informações Gerais para submissão de trabalhos:

1. Os trabalhos a serem enviados terão dois formatos:

1. Resumo simples que será apresentado nas modalidades de Comunicação Oral
2. Trabalho completo (no máximo 10 páginas) que será apresentado na modalidade Mesa Redonda, Palestra/Conferência ou Grupo de Trabalho. Os mesmos devem ser originais, nunca inscritos e/ou publicados em outros eventos.
2. O participante/encontrista deverá inscrever-se primeiro (pagar a taxa de inscrição, enviando o comprovante juntamente com o resumo para ser avaliado) no evento antes de submeter seu trabalho. Caso o primeiro autor e/ou o primeiro coautor não possam apresentar o trabalho no horário proposto, a responsabilidade pode ser repassada para outro coautor (após autorização da Coordenação do Evento) que deverá obrigatoriamente estar também inscrito no evento.
É necessário que todos os co-autores estejam inscritos no evento para o envio do trabalho.
Obs. 1: A divulgação dos resultados dos trabalhos aceitos estará disponível no site do evento com o referido horário, local e tempo de apresentação no link oficial do encontro: https://encontrofenomeno.wixsite.com/iienfpffeufma2019.

Obs.2: O Comitê Organizador/Equipe Executora e o Comitê Científico, para bem atender a realização do encontro, reserva-se o direito de alterar a forma de apresentação do trabalho que será comunicado aos participantes exclusivamente no site do evento.

II. Normas para elaboração dos resumos*:
*Os resumos (conforme NBR 6028 ABNT) devem ser encaminhados com a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento referente a categoria do participante.
Formatação do resumo: O resumo deve ser apresentado e editado no programa Microsoft Word, versão 6 ou posterior, Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas. No corpo do e-mail deve conter: o título do trabalho, em letras maiúsculas, em alinhamento centralizado, contendo no máximo 12 palavras. No campo seguinte, o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, com iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses. O nome do autor que apresentará o trabalho será negritado.
O corpo do resumo: o corpo do texto, apresentando o resumo em parágrafo único, contendo entre 200 e 250 palavras (use o contador do word), com espaçamento simples, contendo: introdução (incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância científica do estudo, definir conceitos principais, descrever os objetivos de forma clara), metodologia (descrever o modo como a pesquisa/estudo foi realizado, assim como participantes, ambiente e caso haja, instrumentos/materiais e procedimentos utilizados na coleta dos dados), resultados (descrever a síntese do que foi obtido com o estudo) e discussão. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos etc).
Palavras-chave: de três a seis, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.
No início do resumo, logo após o título: apresentação dos autores, deve vir o(s) nome(s) do(s) autor(es) com uma apresentação sucinta (formação profissional, titulação acadêmica, vinculação institucional) com os endereços eletrônicos do(s) autor(es). Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo
Como será feita a avaliação dos resumos?

A avaliação será feita pelo Comitê Científico sem a identificação dos autores seguindo as normas e critérios de avaliação abaixo identificadas e mediante o pagamento prévio da taxa de inscrição.

O aceite do trabalho será enviado após análise do mesmo pela Comissão Científica do evento. A data prevista para divulgação do resultado da avaliação das propostas

A aceitação da proposta estará condicionada à avaliação pelo corpo de consultores Congresso e ao pagamento da taxa de inscrição.

Cada inscrição permitirá a apresentação de até dois trabalhos por autor. A participação em co-autoria é limitada até 4 (quatro) trabalhos, o número máximo de autores de cada trabalho são 5 (cinco) e deve ser indicado (em campo específico no formulário) quem irá apresentar o trabalho (um participante por trabalho).

Os resumos serão submetidos aos membros da Comissão Científica do evento e por consultores ad hoc convidados, após a confirmação da inscrição do autor principal, podendo ser aceitos, rejeitados ou aceitos com modificações formais. É importante observar que os autores aceitam antecipadamente que as modificações formais sejam introduzidas pelos consultores e devem respeitar o prazo para tais alterações e reenvio do resumo corrigido.
Em síntese, os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
(a) adequação do título ao tema Central do Evento (TEMPO) e a intenção geral do trabalho;
(b) Fundamentação teórica e relevância do estudo;
(c) Revisão e qualidade gramatical do texto;
(d) Objetividade e clareza;
(e) Adequação do método aos objetivos propostos;
(f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão;
(g) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.
Após avaliação, o resultado desta será informado por e-mail ao autor principal.
Ao(s) trabalho(s) aprovado(s) será garantida a publicação dos resumos nos Anais do evento.
Avaliação dos resumos
a) Os resumos serão unicamente apreciados pelos membros da Comissão Científica do evento, por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor principal, podendo ser aceitos, rejeitados ou aceitos com modificações formais. Os autores aceitam antecipadamente que as modificações formais sejam introduzidas pelos consultores.
b)O resultado da avaliação do(s) trabalho(s) será informado por e-mail ao autor principal. Em caso de recurso quanto à não-aceitação de trabalho(s) este deverá ser enviado por e-mail para a Comissão Científica, num prazo de até 72 horas após o recebimento do resultado; caso o trabalho seja reconsiderado, será também comunicado por e-mail ao autor principal, no prazo de uma semana.
c) Ao(s) trabalho(s) aprovado(s) será viabilizada a publicação dos resumos nos Anais do evento que será feito de forma eletrônica em pdf e disponibilizado posteriormente.
Apresentação de Trabalhos Completos:
Os interessados deverão inscrever-se no evento, encaminhar o resumo juntamente com o comprovante de depósito e a ficha de inscrição.
A Comissão Científica avaliará o trabalho e emitirá o parecer de aprovação ou não do trabalho completo.
Os resumos deverão conter: o número máximo 6 (seis) palavras-chave. Indicação do nome do autor (es), formação acadêmica, titulação, instituição a que pertence e e-mail.
A estrutura do resumo deverá apresentar: justificativa, objetivos, metodologia e, resultados ou considerações finais.
Após terem seus trabalhos aprovados os autores serão comunicados e caso desejarem poderão elaborar o texto completo contendo de 10 a 15 páginas para serem publicados nos anais do evento.
Publicação de trabalhos completos após aprovação da Comissão Científica:
a) Os trabalhos completos poderão ser publicados após revisão em número especial da Revista Psicologia & Fenomenologia disponível no Portal de Periódicos da UFMA.
b) Os interessados em encaminhar os textos completos para publicação, após a aprovação dos resumos, poderão encaminhá-los em formato de Artigo ou Ensaio, consoante as normas da revista, até o dia do evento (10 de abril de 2014), com vistas à submissão aos trâmites da revista, em seu número especial;
c) As normas de publicação da Revista Fenomenologia e Psicologia seguem o padrão ABNT estão no site da mesma;
d) Todas as propostas de publicação estarão submetidas aos trâmites da Editoração da Revista Fenomenologia e Psicologia.
e) Os anais eletrônicos e/ou impressos atenderão as normas da ABNT e as orientações aqui descritas para apresentação do resumo simples e expandido.
Observações:

O participante ao se inscrever no evento declara e se responsabiliza pela revisão normativa e ortográfica do resumo submetido para avaliação e fica ciente que a não revisão pode resultar em rejeição do trabalho.
Só serão publicados nos anais os resumos, os resumos expandidos e/os trabalhos que tiverem sido rigorosamente revisados atendidas as solicitações do Comitê Científico.


1º. Prêmio de Pesquisa em Intervençoes Assistidas com Animais e Interação Homem - Animal Nise da Silveira

"Foi quando certo dia um rapaz freqüentador da Terapia Ocupacional, em vez de entrar numa das salas de trabalho masculino preferiu entrar na sala de atividades feminina atraído pelas qualidades latentes que pressentia existirem num pedaço de veludo estendido sobre a mesa da sala. Dirigiu-se à monitora Maria Abdo e perguntou:" Posso com este pano fazer um gato? "A resposta foi sim. Então Luís Carlos começou a manipular o pedaço de veludo, dando-lhe a forma de um gato. A monitora ficou surpreendida, mas não interveio, salvo na colocação dos olhos do gato, a pedido de Luis Carlos. Completado assim o gato, Luis Carlos tomou um lápis e escreveu:
Gato simplesmente angorá
Do mato,
Azul olhos nariz cinza
Gato marrom
Orelha castanho macho
Agora rapidez
Emoção de Lidar
Enquanto manipulava seu gato de veludo, com surpreendente habilidade,
Luis Carlos parecia feliz e disse: Como é macio! Sinto grande
emoção de lidar com ele em minhas mãos".
Essa expressão Emoção de Lidar foi ponto de partida para substituirmos o pesado título Terapêutica Ocupacional." (SILVEIRA,1998)
No Brasil, a médica psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999) sofreu as marcas da ditadura e da medicina tradicional. Ela não pretendia realizar um trabalho de proteção animal, todavia suas ações possibilitaram que novas atitudes do homem para com os animais fosse iniciada. Nise quando trabalha no setor de Terapêutica Ocupacional do Hospital Pedro II manteve contato direto com os pacientes internados. Duas ocasiões marcam o inicio desse vínculo o cuidado e vínculo de pacientes com cães e gatos. Soma-se a isso o carinho e o respeito com que Nise tratava os animais, denominou-os de co-terapeutas. Ela nutria carinho especial principalmente os gatos o que levou a mudar o nome da sua ação de Terapia Ocupacional para Emoção de Lidar. Esse vínculo levou Nise a iniciar no hospital a observação das interações dos pacientes com animais e, mesmo com resistência e intrasigencia da equipe medica da época bons resultados foram conseguidos, sem o uso de uma voltagem elétrica sequer. Eis a pioneira das Intervenções Assistidas com Animais - IAA's.
O prêmio vai reconhecer e contemplar a melhor revisão bibliográfica, relato de caso, ação de voluntariado ou projeto de pesquisa e/ou extensão universitaria sobre Intervenções Assistidas com Animais e Interação Homem-Animal. Podem participar alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam com IAA's. Desejamos principalmente incentivar a participação de Psicólogos e estudantes de Psicologia, bem como de outras áreas do conhecimento.
Inscrições, avaliação e premiação
As inscrições serão feitas até 20 de agosto de 2019. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica, por meio do sistema blind review, que garante o anonimato dos candidatos em todas as etapas de avaliação. Serão premiados os três melhores trabalhos. Os 3 primeiros lugares terão os trabalhos publicados sob a forma de resumo expandido nos anais do evento.
As inscrições serão feitas pelo e-mail: gepsiaa.ufma@gmail.com até ás 23:59 horas (horário local) do dia 20 de agosto de 2019.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Felipe Fook Bastos - Mestrando em Psicologia - PPGPSI - UFMA;

Psicóloga Lidiane Verônica Collares da Silva CRP 22/02328- Mestranda em Psicologia - PPGPSI - UFMA;

Advogado Christiano Arrivabene Cavalcante

Prof. Dr. Psicólogo Jean Marlos Pinheiro Borba - UFMA - Líder do Grupo; prof. DEPSI-UFMA CRP 22/00994 (Proponente)

Psicólogo Daniel de Jesus Azevedo CRP 22/01516

Psicólogo Paulo Vasconcelos de Almeida CRP 22/01594

Ana Júlia, Thalya Tamara, Kaio Queiroz e Karlessandra Cruz - discente graduação em Psicologia - UFMA



Profa. Dra. Psicóloga Valéria Marques Oliveira - UFRRJ

Profa. Ms. Psicóloga Vanessa Christina Breia - FFP /UERJ

Profa. Dra. Médica Veterinária - Fernanda Martins Hatano - ISPA/UFPA;

Profa. Dra. Enfermeira Isabel Marques - ESENF - Portugal;

Profa. Dra. Érika Zanoni - CESCAGE/PR

Prof. Filósofo Ms. Arnaldo Menezes de Sousa Filho - IFMA/Pinheiro - MA

Profa. M.Sc. Hilda Freitas Rosário - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Conferencistas convidados

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

2/5/2019 - Quarta-feira

Manhã - 09 às 12 - minicurso A (a definir)

Tarde

14 h - Abertura oficial

14:30 - Palestra de abertura: A experiência da atuação Psicólogo junto a PSR de BH - MG

15:30 - Mesa redonda: Atuação da equipe do Centro Pop -Centro -SLZ-MA

Gestão do Centro Especializado Rosedna Mara Millioli Pereira - Assistente social e pós-graduada em Políticas Pública e gestão da assistência social

O Papel do Psicólogo no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Psicóloga Rosângela Peixoto Perreira CRP 22/00650.

O trabalho do Assistente Social no Centro Pop Centro/Carlos Danilo Silva Rodrigues - CRESS n° 3.729 - 2ª Região/MA

16:30 - Palestra: Interação espontânea entre crianças com TEA e os cães/Prof. Ms. Vanessa Christina Breia - FFP /UERJ CRP 05/25064

17:30 - Mesa redonda: PSA, IHA e IAAs: escuta de PSR e seus vínculos com animais abandonados

Psic. Dr. Jean Marlos - CRP 22/00994

Psic. Esp. Daniel de Jesus Azevedo - CRP 22/01516

3/5/2019 - Quinta-feira

Manhã - 09 às 12 - minicurso B (a definir)

Tarde

14 h - Apresentação de comunicações orais

15:00 - Palestra: Psicologia Junguiana e IAAs

15:30 - Mesa redonda: Resultados do PIBIC UFMA 2018-2019.

16:30 - Palestra: Projeto Lavanderia Social - SP - Empreendedor Social Lucas Caldeira SP

17:30 - Mesa redonda: Políticas Públicas de Proteção Animal

Dep. Duarte Jr. ALEMA; Prof. Ms. Arnaldo Filho - IFMA/PPGPP-UFMA; Adv. Camila Maia - Comissão de Direito dos Animais OAB-MA; Adv. Christiano Arrivabene Cavalcante

4/5/2019 - Sexta-feira

Manhã - 09 às 12 - minicurso C (a definir)

Tarde

14 h - Apresentação de comunicações orais

15:00 - Palestra: Humanos, não humanos e a energia entre nós - Psic. Leonardo Curi/CRP 04/18115

15:30 - Mesa redonda: Relatos de pesquisas sobre Intervenções Assistidas por Animais na graduação e pós-graduação.

16:30 - Palestra: Projeto Moradores de Rua e seus Cães/Fotógrafo Edu Leopoldo SP

17:30 - Mesa redonda: Possibilidades, risco e limitações da IHA com Pessoas em Situação de Rua.

18:30 - Profa. Dra. Andréa Osório - UFF/RJ

Avaliação e encerramento do evento

5/10/2019 - sábado 9 às 11:30 - Reunião de Trabalho do GEPPSIAA´s e GT IAAs CRP 22 com os convidados

Políticas Públicas e Proteção Animal

Prof. Ms. Arnaldo FIlho - Doutorando em Políticas Públicas - UFMA

Apoio GT Psicologia e IAA´s do CRP 22 


II Fórum Internacional Novas abordagens em saúde mental Belém

A Interação Homem-Animal - IHA como alternativa de intervenção, acompanhamento e tratamento de pessoas com adoecimento existencial: possibilidades, riscos e benefícios - DR. JEAN MARLOS - UFMA

https://www.sympla.com.br/ii-forum-internacional-novas-abordagens-em-saude-mental-belem__416319?fbclid=IwAR3uwSZqaQ_KBHQ05Mlap71HYJSw64S0S9iUyKMnJEeTVztRLBrHzNaoagg